Lendo agora:

0

148. 50%

11 de janeiro de 2012

Título Original: 50/50
Gênero: Comédia, Drama
Direção: Jonathan Levine
Roteiro: Will Reiser
Produtores: Ben Karlin, Evan Goldberg, Seth Rogen
País de Origem: EUA
Estreia: 30 de setembro de 2011
Duração: 100 minutos
Com: Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen, Anna Kendrick

Inspirado em fatos reais, 50% é uma adaptação do livro I'm With Cancer, de Will Reiser, onde ele relata a sua luta contra o câncer. No filme, Adam (Joseph Gordon-Levitt) é diagnosticado com câncer, e ele não entende o motivo de ter adquirido a doença, já que vivia uma vida sem vícios e sem excessos. E o que é pior, ele só tem 50% de chance de sobreviver. Mas, sabendo o motivo ou não, uma coisa era certa: ele tinha que lutar contra essa doença, recorrendo a sessões de quimioterapia e, inclusive, a sessões de terapia com Katherine (Anna Kendrick), uma psicóloga inexperiente que tem dificuldade em lidar com a situação de Adam, mas se esforça para ajudá-lo. Porém, Adam não está sozinho nesse momento delicado. Além de Katherine, ele tem Kyle (Seth Rogen), um amigo que, aparentemente, parece levar tudo como uma grande brincadeira, mas que possui boas intenções. Kyle tenta, de todas as formas, animar o amigo. Um exemplo é a divertida cena da balada, onde Kyle ajuda Adam, recém separado de sua namorada, a "se dar bem".

O filme é um dos indicados ao Globo de Ouro 2011, na categoria de Melhor Filme (Musical/Comédia), sendo inclusive um dos favoritos a receber o prêmio. Mas por que comédia?

Apesar da história em si ser um drama, isso é muitas vezes quebrado pela inserção de cenas ou falas que provocam o riso (muitas dessas tendo o personagem Kyle como responsável), e é exatamente esse o diferencial desse filme. Em vez de focar num lado mais obscuro do câncer, o sofrimento do personagem, todos os seus medos e aflições, ele foca na recuperação do personagem, na mudança da visão de vida, no aprendizado adquirido. E isso, utilizando o humor como chave. Mas isso não significa que o filme seja insensível, muito pelo contrário. Há cenas tocantes, que também retratam como o personagem se sente perdido, até mesmo sozinho, sentindo que sua vida - literalmente - está no fim.

Nisso, a atuação de Joseph Gordon-Levitt foi muito convincente. Levando o personagem a diferentes ápices, mostrando a sua evolução ao longo da história. Foi uma boa surpresa ver Joseph em um personagem tão sensível. Assim como o filme foi uma boa surpresa.

Afinal, uma boa forma de superar as dificuldades é encarando-as com bom humor.


"You can't change your situation. The only thing that you can change is how you choose to deal with it."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger