Lendo agora:

0

144. Blade Runner - O Caçador de Androides

4 de dezembro de 2011



Título Original: Blade Runner
Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica , Suspense
Direção: Ridley Scott
Roteiro: David Webb Peoples, Hampton Fancher, Philip K. Dick
Produtores: Charles de Lauzirika, Michael Deeley
País de Origem: EUA
Estreia: 25 de Junho de 1982
Duração: 117 minutos
Com: Harrison Ford

Foi-se o tempo em que efeitos especiais e outras coisas eram mais importantes que o próprio filme em si... Vemos produtores falar "deste que a ação seja legal, ninguém vai ligar pro roteiro". Mas Blade Runner é um filme de ação com pura poesia.

Adaptação do romance de Philip K. Dick, estamos em 2019, um futuro sombrio e decadente que em 82 se tinha ideia. A empresa Tyrel Corporation conseguiu sintetizar vida, e assim começou a criação de robôs idênticos aos seres humanos, a serie chamada Nexus. Os Nexus 6 eram mais ageis e mais fortes e até mais inteligentes que os humanos, levando em conta o lema da Tyrel "mais humanos que os humanos" eles alcançaram o cume. Esses androides, chamados de replicantes, serviam de escravos na exploração espacial de outros planetas, e após um sangrento motim, esses androides foram proibidos na terra, e assim surgiu um novo tipo de policial... Os Blade Runners.

Aqui acompanhamos Rick Deckard (Harrison Ford) o melhor Blade Runner que Los Angeles já viu, mas que agora está aposentado é chamado a ativa de novo para caçar 4 androides que fugiram do lugar de trabalho e voltaram para a terra, coisa que não é do feitio deles. Em segundo plano vemos Deckard se apaixonar por uma replicante, a secretaria do senhor Tyrel, Rachel (Sean Young).


O filme é uma ficção, mas é um pouco diferente das que vemos hoje em dia. O roteiro é sensacional e temos aqui uma grande mensagem que ele passa. Blade Runner acima de tudo é um filme de buscas por suas identidades... Cada personagem está perdido e precisa de uma resposta para continuar vivendo. Os replicantes que Deckard tanto procura buscam vida, Deckard busca em Rachel o que perdeu a muito tempo, e Rachel procura no mundo, significados para uma vida que na verdade nunca teve.

Pena que Blade Runner talvez seja um dos filmes que mais sofreram com as inúmeras montagens que a produtora fez depois de seu lançamento para ganhar mais dinheiro, fácil assim temos a versão original, a internacional, a do diretor (94) e a final (07)... Sem contar alguma versão perdida por ai.

O filme alcançou status de CULT principalmente por ser diferente do convencional. Aqui temos uma das citações mais famosas e lindas do cinema internacional:

Eu vi coisas que vocês humanos não acreditariam. Naves sendo atacadas sob os ombros de Orion. Eu vi raios-C brilharem no escuro perto do Portal de Tannhauser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morre.
Blade Runner estabeleceu um novo patamar no estilo da ficção cientifica no cinema internacional trazendo consigo um pensamento sombrio e pessimista sobre a raça humana e seu lugar na terra. Pensar e perceber que talvez não estejamos falando somente de ficção.



Queria falar mais sobre o filme, mas qualquer coisa que eu falar a mais, vai estragar a surpresa de quem ainda não viu, que por si só é uma vergonha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger