Lendo agora:

2

140. Onde Vivem os Monstros

17 de outubro de 2011



Título Original: Where the Wild Things Are
Gênero: Aventura, Drama, Família, Fantasia
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Dave Eggers, Maurice Sendak, Spike Jonze
Produtores: Gary Goetzman, John B. Carls, Maurice Sendak, Tom Hanks, Vincent Landay
País de Origem: EUA
Estreia: 13 de Outubro de 2011
Duração: 101 minutos
Com: Max Records

Historia infantis que viraram historias para adultos todo mundo já viu por ai, deste dramas pesados de chapeuzinho vermelho até parodias eróticas da mesma personagem. Mas parece que nesse filme, o buraco é mais embaixo...

Para quem não sabe, Where the Wild Things Are é uma livro infantil americano escrito por Maurice Sendak em 63. E é aquele tipico livro in fantil com poucas palavras, imagens grandes, e no final a historia é tem aquela moralização dizendo que ser criança é difícil e crescer é mais difícil ainda. Mas aqui, o diretor e roteirista Spike jonze usou a mesma cabeça confusa e estranha que teve ao fazer "quero ser John Malkovich" e "adaptação" para fazer uma historia infantil.

Max (Max Records) é uma criança solitária e um mundo de adultos que além de não entende-lo não tem tempo para ele. Então depois de uma briga com sua mãe e sua irmã ele foge para seu mundo, um mundo onde monstros vivem e que ele pode mandar e desmandar em tudo que quiser, pois ele é o rei daquele mundo.

Esse mundo para o qual Max foge, é nada mais do que sua própria imaginação, e nesse mundo ele é atacado pelo seu subconsciente, fatos de sua vida que estão guardados no fundo de sua cabeça só que ele nem ao menos sabe disso, e por isso, consegue criar um mundo tão complexo quanto esse que ele vai e volta.

Lá vivem monstros tristes por inúmeras razões (as mesmas que Max, no final das contas). O "líder" dos monstros é Carol , Representa a confusão egocêntrica e impetuosidade de Max e, não por acaso, torna-se o favorito do menino. Alias essa jornada de autoconhecimento infantil é fruto justamente desses sentimentos. Os outros são: o bode carente Alexander, a agressiva Judith, o amável e criativo Ira, o contemplativo e melancólico Touro, o solícito e companheiro Douglas. E por fim, mas talvez a mais importante KW o único sentimento externo à Max - o materno. Ou seja, no final das contas todos eles são um único, Max.

E é com toda essa mistura de sentimento em uma criança de apenas 9 anos que o filme se desenrola, afinal ser criança pode ser muito triste, especialmente quando você acha que está sozinho e com raiva de não ser mais o centros das atenções que era antes.



Spike Jonze o diretor da um toque um pouco pesado para o publico alvo do livro. Uma criança de 9 aos não vai conseguir ver esse filme inteiro que mantem um ritmo um tanto quanto sombrio e pesado para um filme família e infantil que é como ele se vende. Para os adultos esse filme serve quase como uma libertação para os sentimentos que quando crianças podíamos sentir, só que agora somos preso ao politicamente correto e nos segurarmos as vezes.

Aqui temos um filme de estúdio super controlado, mas temos a sensação de ser um filme independente e amador com a câmera na mão em vários momentos, mas isso serve muito bem para mostrar a confusão de que Max está sentindo. Também temos os monstros, que na verdade são atores que usam trajes pesadíssimos e não trabalho feito por computação gráfica (a não ser seus rostos que foi feito perfeitamente par sentirmos os inúmeros sentimentos de cada personagem).

A grande questão era como transformar um livretinho que não tem nem 20 paginas em um longa metragem, uma historia que se conta em 7 minutos, e junto com Sendak, Jonze se sentou e criou tudo o que não tinha no livro e criou um cult de hoje em dia. A trilha sonora de Karen O (ex do diretor) é magnifica e é muioto melancólica e mesmo assim consegue despertar todos os sentimentos variados, assim como os monstros.

Max é um garoto muito criativo, e durante sua viagem a terra selvagem talvez foi quando mais aprendeu durante sua infância. Quando o filme acaba você provavelmente sairá com a cabeça igual a minha, como se tivesse algo faltando, mas depois você entende que esse foi um grande evento na infância de Max, e somente dele, porque depois de tudo isso, sua mãe dorme e a vida continua.


WOMAN, FEED ME!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comentários:

Luiz Fernando disse...

Puta filme, muitos não entendem exatamente por isso, acharem que é um filme infantil.

brunoo! disse...

concordo plenamente.
começam a ver pensando que é um filme infantil, e não se deixam levar quando descobrem aos poucos que esta muito mais para um filme adulto do que pra outra coisa!

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger