Lendo agora:

0

71. A Vida em Preto em Branco

2 de maio de 2011



Título Original: Pleasantville
Gênero: Comédia, Drama, Fantasia
Direção: Gary Ross
Roteiro: Gary Ross
Produtores: Gary Ross, Jon Kilik, Robert J. Degus, Steven Soderbergh
País de Origem: EUA
Estreia: 17 de Setembro de 1998
Duração: 124 minutos
Com: Tobey Maguire, Reese Witherspoon

Existe vida perfeita? Aquele sonho americano que nós e vendido em caixas prontas. Em Pleasantville existe.

David (Tobey Maguire) é um jovem adolescente viciado em uma série antiga de TV que mostra a vida dos habitantes da cidade de Pleasantville, com o mesmo nome, ou seja, o típico Nerd de sempre. Jennifer (Reese Witherspoon) irmã de David mas que são muito diferentes. Garota gostosa e super popular na escola.

Enquanto David pensa em passar um domingo inteiro vendo sua série preferida, Jennifer pensa em transar loucamente com o capitão do time com a desculpa de assistirem ao especial na MTV. Então em uma clássica briga pelo controle remoto, os dois irmãos vão parar dentro do seriado, ou seja, estão no meio da década de 1950 com todo aquele moralismo que conhecemos no meio de pessoas que compraram aquela "beleza americana" que tanto se falava. Além de estarem em preto e branco.

dentro desse seriado, dentro de Pleasantville, é praticamente outro mundo. A série mostra um mundo perfeito onde não existe sexo, todo mundo é feliz e sorridente, e os bombeiros só trabalham para resgatar gatos presos em arvores.

Mas todo esse mundo perfeito começa a ruir quando uma rosa vermelha ('vermelho de verdade').

As cores vem com a vontade de mudança dentro de cada pessoa, quando elas aceitam seus desejos tudo fica colorido, e o sexo foi o principal cursor disso tudo. Em um mundo em que todo mundo era alienado e seguia sempre os mesmos padrões isso é quebrado e vem a famosa frase "ontem eu era cego, mas hoje estou enxergando".

Afinal a vida é muito mais que bem ou mal, certo ou errado, preto e branco. Existem centenas de coisas que fazem a vida realmente valer a pena. E é exatamente sobre isso que o filme fala, apresenta velhos conceitos para quem não conhecia nada transformando tudo aquilo em um mundo melhor, e comum sobre tudo.

O filme é uma grande critica ao tal do pacote vendido na TV conhecido como "beleza americana", destruindo esse sonho impossível mostrando que se isso realmente existi-se seriamos somente robos, seriamos comos os habitantes da cidade de Pleasantville alienados e moralistas sem motivo.

A fotografia é linda. Todo o filme foi rodado e gravado colorido só após a edição que deixaram ele em P&B, e em muitas partes fez a mistura do colorido com o monocromático deixando a experiência muito melhor e muito mais bela, e faz aquela sensação de descobrimento e quebra da inocência dos personagens ser algo palpável, como uma simples rosa vermelha (vermelho de verdade).

Um ano depois o filme Beleza Americana mostra esse mesmo conceito de que não existe perfeição, muito menos dentro desse pacote de vida.


Assista a esse filme e descubra que na sua vida em preto e branco existem coisas que você nem imagina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger