Lendo agora:

0

07.O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus

2 de setembro de 2010


Título Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Gênero: Aventura, Fantasia, Mistério
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Charles McKeown, David Valleau, Patrice Theroux, Robert How, Terry Gilliam, William Vince
Produtores: Amy Gilliam, Samuel Hadida, Terry Gilliam, William Vince
País de Origem: EUA
Estreia: 22 de Maio de 2009
Duração: 122 minutos
Com: Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer, Lily Cole, Tom Waits,Verne Troyer, Andrew Garfield

ESSE POST CONTEM SPOILERS

O sonho de qualquer ser humano é a a imortalidade. Na TV vemos cremes que te rejuvenesce, Cientistas tentar retardar o envelhecimento, caçadores de mito procuram a fonte da juventude, mais ninguém se pergunta o que vem depois...

Vou ficar naquela festa até as 4 da manha, mesmo sabendo que trabalho amanhã...
Vou ver um filme ao invés de estudar, mesmo tendo prova semana que vem...
Vou ficar com aquela garota, mesmo tendo uma esposa...

As consequencias. Esse impedimento humano que não deixa ele ver o que vem após sua escolha. E foi isso que aconteceu com o monge Parnassus(Christopher Plummer) há muito tempo atrás quando o chiquê e importante Sr. Nick(Tom Waits) chegou no monastério lhe fazendo uma aposta. e Parnassus aceitou. Não foi a aposta de sua vida, mais foi a primeira de muitas, quando se viu Parnassus estava viciado em apostar com o demônio, mais a cada aposta alguma coisa ruim com outras pessoas aconteciam. Dinheiro por almas e assim por diante.

Depois de completar mil anos, Parnassus conhece uma jovem.Já cansado e com uma aparência feia ele fez outro trato e ganhou a juventude e imortalidade, em troca disso, no 16º aniversário de seu primeiro filho ou filha, Sr. Nick voltaria para levar a alma de seu filho. E é nesse contexto Noir e macabro que começa o filme, faltando apenas 3 dias a vida de Valentina(Lily Cole), sua filha, está em risco. Então a esperança surge.

Dr. Parnassus conseguiu do demônio o extraordinário dom de inspirar a imaginação das pessoas. Com a ajuda de sua companhia de teatro itinerante, ele oferece ao público a possibilidade de transcender a realidade e entrar num universo de imaginação sem limites por meio de um espelho mágico. E durante uma dessas viagens o teatro encontra quase morto Tony Shepard(Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell), O ENFORCADO.


Nem Tim Burton com todas suas idéias malucas de visuais conseguiria chegar onde Terry Gilliam chegou. Parece ser um tom exagerado mais é indescritível as cenas no imaginarium das pessoas, como todas as cores e formas bizarras, tudo tão limpo que em momento algum você imagina os autores gesticulando em planos verdes ou azuis.


Todas as atuações também são dignas de um filme tão belo. O Diabo interpretado por Tom Waits é fantástico com toda aquela pretensão e poder visível atrás de seu bigode. Até a iniciante da Lily Cole consegue te cativar e você se sente como um amigo dela tentando ajuda-la a não ir pro inferno... Sente até raiva do pai dela por ter feito esse trato com o Diabo, como uma belezura daquela pode ir pro inferno?
E assim como personagem principal, o cara que trava as luzes pra si próprio, Heath Ledger.

Só pelo fato de qualquer ator morrer ele imediatamente sobe um nível. Se ele é péssimo fica ruim, de ruim vira bom e de bom vira um ótimo ator, mais para mim Ledger sempre foi um bom ator, bem antes de Batman ou do 'segredo de brokeback mountain', ele tinha feito 'coração de cavaleiro', 'patriota' e o queridinho por muito adolescente por ai '10 coisas que eu odeio em você'. Ele sempre arrasava e ninguém falava nada. Ele só foi a estrela de mais um filme, e infelizmente morreu durante as gravações.


Então o diretor Terry Gilliam teve a brilhante idéia de continuar o filme, e em seu lugar ele não contratou apenas um ator novo e sim 3 novos... E se perguntam porque 4 atores pra viver o mesmo personagem sem passagens de tempo.

A idéia foi genial, todo o mistério de Tony, pois até o final do filme não sabemos quem ele é... Afinal ele é do time do bem ou do time do mal? Ele realmente estava ali pra ajudar a trupe de Parnassus? Não sabemos quem é Tony Shepard em momento nenhum do filme, por isso que alem de Heath Ledger ainda vemos  Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell no mesmo papel. E com ótimas sacadas em alguns momentos em que ele olha pro próprio reflexo e não se reconhece.

Mas o melhor desse filme, que diferente de muitos ele não é só visual, ele tem uma grande historia, rica e filosofica por trás de tudo. não assista, viva 'O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus' com toda sua imaginação ligada ao máximo.

#ParnassusFacts

  1. Heath Ledger.
  2. A Flauta.
  3. As escolhas. A escolha atraente é sempre a do Diabo.
  4. 'não irão envelhecer, ou gordos. Não ficaram doentes ou debilitados. Estão além do medo porque são imortais' - @TonyShepard


-sobre imortalidade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger