Lendo agora:

0

133. Poderoso Chefão

27 de setembro de 2011


Título Original: The Godfather
Gênero: Drama, Suspense, Crime
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola, Mario Puzo
Produção: Albert S. Ruddy
País de Origem: EUA
Estreia: 15 de Março de 1975
Duração: 175 minutos
Com: Marlon Brando, Al Pacino

Poderoso Chefão virou uma referencia de cinema ao decorrer dos anos e não é difícil descobrir o porque: Coppola é um diretor Genial, Puzo um escritor conhecidíssimo, Brando um ator fantástico e consagrado e Pacino que mesmo em começo de carreira, já mostra do que é capaz.

Vemos aqui uma família de imigrantes italiana no final da segunda guerra mundial que vivem na America. Essa família embora não seja tão convencional como as outras, pois trata-se de uma família de mafiosos que batalha por poder nas ruas de Nova York da segunda metade do século XX. A família Corleone é comanda por Don Vito Corleone (Marlon Brando) que mantem a paz em sua família e com as outras também, mas esses dias de calmaria estão chegando ao fim, pois ele está ficando velho e precisa de alguém para ficar em seu lugar.

Don Corleone tem 4 filhos; o violento Sonny, a bela e doce Connie, o obediente Fredo, e o caçula Michael (Al Pacino) que deste jovem se mostrou decidido a nunca entrar nos negócios da família, já tentou até ser militar e virou um herói de guerra, mas após seu pai sofrer um atentado de uma família rival ele se vê obrigado a entrar nesse mundo dos mafiosos.


Película irretocável que mostra com precisão as guerras familiares entre mafiosos. O ele pode ser dividido em algumas partes.  A primeira delas mostra uma introdução de personagens magnifica onde conhecemos todo mundo, e mesmo sendo uma família de criminosos onde o FBI está em seu calço a todo momento, ainda continua sendo uma família unida e com muito amor.  

A segunda parte mostra o poder que os Corleones tem do lado de fora da casa da família e como Vito trabalha com todos esses problemas. A cena da cabeça do cavalo provavelmente é uma das mais fortes do filmes, porque ali mesmo mostra o poder que se tem com os outros fazendo-lhes "uma proposta irrecusável".

Ainda parte da segunda, mas também o começo de uma terceira parte que serpenteia durante toda a trama vemos as muitas maneiras de ganhar dinheiro, então Vito Corleone faz uma profecia que se a mafia continuar a trabalhar com venda de drogas, eles serão extintos há longo prazo, e assim ele se recusa. E essa é a ponta para uma grande guerra entre as famílias.

E uma quarta parte onde as rédeas da família não estão mais com Vito, e sim com Don Michael Corleone e com mãos de ferro tem que dominar tudo ao seu redor. Um homem que mata e ama e a casa retorna, pois um mafioso tem que ser assim, frio e calculista e saber exatamente onde, o que, e quando e o que fazer.


Coppola fez uma adaptação perfeita da obra do escritor Mario Puzo que é bastante conhecido por contar histórias sobre os mafiosos da sicília, e todo seus costumes, código de ética e a honra que tem com o nome que levam. Ainda não muito conhecido Coppola faz um dos seus primeiros filmes com tanto amor e carinho que o resultado final é o que mais chega perto de uma obra perfeita, que é marcada para a eternidade da história.

O roteiro é muito bom. Você se sente afetado com tudo o que acontece com a família, e de modo muito sutil e natural as coisas andam, e mesmo assim você não faz ideia de como as coisas vão se desenrolar e seu principal ponto forte é a relação familiar, principalmente entre Vito e Michael.

E voltando ao que disse no começo, não tinha como esse filme dar errado. Don Corleone é uma referencia pop até hoje, um personagem com cara e corpo (que para muitos além disso é também o principal ingrediente do filme) chamado, Marlon Brando.


- Meu pai é um homem poderoso... Ele faz o possível para deixar todo mundo seguro!
- Como você é inocente Michael.
- É verdade... Ele é como um senador ou um governador que protege as pessoas.
- Um senador e um Governador não matam pessoas...
- Você que esta sendo inocente agora Kay...

Poderoso Chefão: Parte II
Poderoso Chefão: Parte III

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger