Lendo agora:

2

128. Um Dia de Cão

12 de setembro de 2011


Título Original: A Dog Day Afternoon
Gênero: Biografia, Drama, Policial
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Frank Pierson, P.F. Kluge, Thomas Moore
Produtores: Martin Bregman, Martin Elfand
País de Origem: EUA
Estreia: 21 de Setembro de 1975
Duração: 125 minutos
Com: Al Pacino, John Cazale

Bem vindo a uma das maiores confusões de todos os tempos. Um roubo de banco que deveria durar apenas 10 minutos se transforma em uma grande confusão onde nem bandido nem policia sabem o que fazer, então as coisas vão acontecendo sem nenhum controle.

O filme é bem seco, e não existe nada desnecessário em cena. E mesmo nessa organização percebemos a grande confusão do fato. Explico: No dia 22 de agosto de 1972, dois jovens, Sonny e Sal (Al Pacino e John Cazale respectivamente) entraram em um banco famoso no Brooklin e iniciaram ali um assalto. No entanto o roubo que duraria 10 minutos foi se enrolando e se complicando, e nesse tempo a policia apareceu, logo em seguida uma população e enorme de curiosos, câmeras de tv por todos os lados, e um circo formado. 5 anos depois Sidney Lumet  decidiu fazer um filme sobre isso.

O filme segue esse ritmo de "não sei bem o que fazer" durante suas 2 horas, e toda ação que se faz, vai crescendo e aumentando de tamanho como uma bola de neve, se transformando em uma grande confusão, um circo total. Enquanto a policia tenta resolver o problema logo, a Mídia transforma Sonny em uma especie de celebridade e a população grita seu nome e incentiva a fazer o que está fazendo.
Exatamente por isso que o filme tem pitadas de humor bem dosadas, tudo isso no meio de uma grande e tensa confusão.

Não conheço muito bem a carreira do mesmo diretor de 12 homens e uma sentença, mas Sidney Lumet fez um ótimo trabalho, principalmente na direção de atores. Al Pacino é dispensável de qualquer comentário, e embora só tenha sido indicado ao oscar, fez uma atuação muito digna, mostrando a quem não achava que ele era ator de um papel só (referente a poderoso chefão). Aqui temos um homem equilibrado e um líder nato, que no meio dessa confusão toda consegue gerenciar tudo, principalmente seu amigo Sal, interpretado por John Cazale, que foi um ator coadjuvante muito bom. Cazale só atuou em 5 filmes, antes de morrer de cancer de pulmão, e todos foram indicados a melhor filme... Então para quem não conhece, ai está um bom currículo.

Mesmo sendo bandidos você fica torcendo para que eles consigam se safar, e fugir, mas temos o final esperado. Digo esperado para a vida real, e não para um filme desse porte. Por isso que é um filme muito bom e elogiado, e peça fundamental para todos os cinéfilos e amantes do cinema arte.

Vemos aqui a sutilidade de uma grande confusão.


Gostaria até de falar mais sobre a trama e seus personagens cativantes (todos os personagens secundários tem um carisma enorme, todos estão em boa forma), mas se eu falar mais, só falarei sobre muitos spoleirs para quem aind anão viu... por isso, vá ver agora!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Pungente, extremamente bem concebido, acho Lumet um grandeee diretor mesmo - já tinha trabalhado antes com Pacino no perfeito "Serpico", conhece? comente aqui, se quiser.

Parabéns pelo blog, vou lendo ao pouco, te sigo já aqui e adicionei ao meus blogs amigos. Abraço!

brunoo! disse...

como eu disse cristiano, não conheço muito bem a historia do diretor... mais vou correr atrás para saber maais!

muito obrigado pela força, e fique ligado que sempre temos atualizações novas por aqui!

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger