Lendo agora:

0

61. Rastros de Ódio

6 de abril de 2011



Título Original: The Searchers
Gênero: Aventura, Drama, Faroeste
Direção: John Ford
Roteiro: Frank S. Nugent
Produtores: Merian C. Nugent, Patrick Ford
País de Origem: EUA
Estreia: 13 de Março de 1956
Duração: 119 minutos
Com: John Wayne, Jeffrey Hunter

A grande idéia do faroeste é mostra aquele homem nobre solitário que consegue fazer tudo sozinho, mas que todo mundo ama. AMOR, essa é uma palavra que todo anti-heroi do velho oeste sente, mais nunca fala.

Em Rastros de Ódio a ideia é exatamente a mesma. Mais um filme da épica parceria entre John Ford e John Wayne. A parceria entre os dois com o faroeste é equivalente com Stallone e Schwarzenegger para os famosos filmes de ação oitentistas, e até mesmo Bruce Lee e Chuck Norris para os filme de artes marciais... Ninguém superava a câmera de Ford nem o jeitão forasteiro de Wayne.

O velho oeste americano, nos dias atuais tambem é uma grande incognita. Todo mundo sabe que existe, conhece o gênero, mas ninguém sabe exatamente o que foi aquela época do final do seculo XVIII no oeste americano. A grande guerra entre brancos e indios que na realidade era uma guerra bem pesada.

Não vamos entrar no mérito histórico da coisa, mas naquela época só dizer a palavra indio, e suas determinadas tribos, em uma roda de conversa você poderia ser espancado, ou até mesmo levar um tiro e morrer ali mesmo. O filme retrata bem isso, o odio nos olhos dos brancos só de citar a palvra indio. Por isso na época o filme foi duramente castigado por ser  de teor racista.

O nome Rastros de ódio não tem nada a ver com o nome original The Searchers (que é algo parecido como "os buscadores"), que na realidade faz bastante sentido, pois durante todo o filme vemos uma busca que parece não ter fim. Diferente de hoje que temos milhares de recursos pra achar alguem, em 1868 era quase impossível isso achar alguem, muito menos alguem que está sendo escondido.

John Wayne é Ethan Edwards, e fica cinco anos procurando por sua sobrinha que foi raptada por indios.

Logo ao mesmo tempo o nome em Português vem bem a calhar tambem. Durante todo esse tempo um homem procura por alguem que raptou o unico ser vivo que ainda tem seu sangue correndo pelas veias, e durante essa jornada a unica coisa que ele deixa são rastros...

Se  o filme é preconceituoso, claro que é. Mas acima de tudo ele mostra a nobreza de um homem que não tem nada a perder, mas ao mesmo tempo AMA alguem, por isso promete a si mesmo que só vai parar quando encontra-la.

E com a mesma porta que se abre no começo do filme, ela se fecha e mostra que por mais nobre que um desses anti-herois do faroeste seja, jamais ele terá um lar...


-sobre nobreza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger