Lendo agora:

0

66. A Última Tentação de Cristo

20 de abril de 2011


Título Original: The Last Temptation of Christ
Gênero: Drama, História, Adaptação
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Jean-Pierre Delifer, Michael Ballhaus, Nikos Kazantzakis, Paul Schrader
País de Origem: EUA
Estreia: 12 de Agosto de 1988
Duração: 164 minutos
Com: Willem Dafoe, Harvey Keitel

Afinal quem foi Jesus Cristo?
Na bíblia deixa bem claro que Jesus, filho de Deus, Veio à terra como ser humano para viver como um homem entre nós. Isso é citado inúmeras vezes na bíblia, mas mostrando isso resumidamente temos:

  1. Nasceu de uma mulher. Seu nascimento, o parto, foi normal e comum como o de qualquer ser humano (Lucas 2.6-7).
  2. Cresceu em estatura e sabedoria (Lucas 2.52).
  3. Ele sentiu sono, fome, sede e cansaço (Mateus 8.24; João 19.28; 4.6).
  4. Sofreu, chorou e sentiu angústia (Hebreus 13.12; Lucas 19.41; Mateus 26.37).
  5. Teve irmãos e irmãs e mãe humana (Mateus 12.47; 13.55-56).
  6. Deu provas materiais de possuir corpo humano (1ª João 1.1; Lucas 24.39-41).

E existem bem mais coisas que não importam aqui, mas a questão é, Jesus além de tudo foi um ser humano. Um homem que tinha um dever na terra, e por isso teve de abnegar muitas outras coisas, mas além de tudo isso ele foi o enviado de Deus.

Esse filme destrói tudo que a igreja prega a séculos a fio: Jesus foi só mais um homem. Mais que isso, Jesus era apenas um homem, com duvidas na cabeça pois não sabia o que fazer, nem como fazer, assim como qualquer homem, estava perdido em suas próprias idéias.

Ele queria mudar o mundo e foi pensando assim que ele pensou em fazer isso com paz, com guerra, e finalmente com sua morte. Jesus tinha duvidas, e nunca foi a santidade que sempre dizem que foi. Ou seja não divino e muito humano. vemos um Jesus inseguro, orgulhoso, incerto quanto aos reais desígnios de Deus.

Então após toda sua vida, vemos ele sendo crucificado e por um instante pensa na vida que poderia ter, esquecer tudo que está acontecendo e ir ter uma vida, a vida que sempre quis, e dai vem o titulo do filme.

A verossimilhança com a época é incrível. Coisas comuns naquela época que nunca em nenhum outro filme foi retratado, aqui foi, e por isso parece ser mais estranho do que realmente é, como o batismo de jesus por João Batista o líder que era e respeitado por muitos, e onde quer que ele estivesse, era festa sempre. 
Também vemos o Monte Calvário, onde Jesus foi crucificado, que na verdade era o lugar onde todos os criminosos eram crucificados e mortos. O monte fedia carniça, e tinham ossos e urubus por toda a parte.

Martin Scorcese que na época foi muito criticado por ter feito a adaptação do polêmico best-seller homônimo de Nikos Kazantzakis, nos propõe uma releitura dos acontecimentos da vida de Jesus Cristo, enfatizando a sua natureza dividida e o seu conflito interior entre o messias predestinado por Deus ao sacrifício na cruz e o homem comum e prático que ambiciona constituir família e desfrutar de uma vida serena e tranqüila no mais absoluto anonimato.

Muito polêmico, principalmente pelo fato de levantar um ponto que em nenhum momento é levantada na bíblia. Jesus sabia deste quando era criança até ser traido por Judas qual era seu dever ali na terra, Jesus era um homem sem duvidas, não um revolucionário louco que não sabia o que fazer. Mas levanta bem outro ponto... Ele era humano.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger