Lendo agora:

0

37. Bravura Indômita

11 de fevereiro de 2011



Título Original: True Grit
Gênero: Drama, Faroeste
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro: Charles Portis, Ethan Coen, Joel Coen
Produtores: Ethan Coen, Joel Coen, Scott Rudin, Steven Spielberg
País de Origem: EUA
Estreia: 14 de Dezembro de 2010
Duração: 110 minutos
Com: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Damon, Josh Brolin


Primeiro filme de Faroeste aqui no blog, e depois da explosão dos anos 60 de fazer filmes sobre o velho-oeste, esse é um dos primeiros bons filmes sobre o tema, dos ultimos (minimos) 30 anos.

Tudo começa com uma traição. Um empregado mata seu padrão por coisa pouca, mais o que esse empregado sabia, e não se deu conta foi de que seu patrão tinha uma filha, Mattie Ross (Hailee Steinfeld), a religiosa e de bons princípios, boa moça, destrói tudo isso para correr atrás de uma vingança justificada. Queria ver o enforcamento do homem que matou seu pai, e apenas isso importava para aquela ex-menininha de 14 anos.


O difícil era saber como chegar em um assassino e faze-lo ser preso sozinha, Mattie então vai atrás de algum homem de "Bravura Indômita", e depois de muito procurar sobrou apenas mais um federal bêbado e grosseiro Rooster Cogburn (Jeff Bridges) para correr atrás do safado.
No meio de tudo isso aparece um Texas Ranger, LaBoeuf (Matt Daemon) que tambem está a procura do criminoso a meses a fio, sem nenhum progresso.

LaBoeuf é um bom federal tambem, mas muito entusiasta, e como todos os Rangers, tinha muito papo. E isso irritava muito o ignorante e respondão Cogburn, dando épicas brigas entre os dois, tudo isso no meio da garotinha, dando o grande alivio cômico de uma historia tão pesada quanto esta. Mas se equivoca quem pensa que o filme é sobre 3 pessoas.

Forma-se uma relação de pai e filha, quase que amorosa, entre Cogburn e Mattie. Vemos isso em cenas inteiras dos dois conversando na mata, trocando informações pessoais sobre toda uma vida. O que era uma inimizade no começo, vira um grande amor entre uma menina e um velho herói.

No cinema é clássico vermos crianças espertas que discutem e argumentam como adultos a até melhores que eles, mas muitas vezes não somos convencidos... Mas a atuação de Hailee Steinfeld é perfeita.
Vemos uma pequena pastora que joga todos seus princípios fora para procurar vingança, vemos versículos inteiros da bíblia, e respostas politicamente corretas a todo momento, educada e inteligente, sabia exatamente o que queria naquele momento de sua vida, tomou sua grande decisão.



Então a tal da "Bravura Indômita" que ela tanto procurou em outros, na verdade é uma bravura dela mesma, que no fundo foi a verdadeira heroína do filme.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger