Lendo agora:

0

Oscar 2010: Palpites e opinião sobre os premiados

27 de fevereiro de 2011

A maior premiação do cinema ocorreu nesse domingo (27 de fevereiro) nos Estados Unidos. Todos fizemos as nossas apostas. Acertamos algumas, erramos outras, mas faz parte. A seguir, confira nossos palpites e a nossa opinião sobre alguns premiados da noite. Aproveite e comente, deixando a sua opinião também!

Melhor roteiro adaptado
Palpite: A Rede Social
Vencedor: A Rede Social
Opinião: A história de um universitário que cria uma rede social não parece ser muito empolgante, mas o roteiro de A Rede Social nos diz o contrário. O que parecia ser a história de um jovem nerd que não saía da frente do computador foi muito além disso. Mostrou os passos de alguém que teve uma grande ideia e enriqueceu (muito) com isso, mas que não foi fácil chegar até onde ele chegou. Uma história cuja frase "você não chega a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos" veio muito bem a calhar.



Melhor roteiro original
Palpite: A Origem
Vencedor: O Discurso do Rei
Opinião: Uma simples ideia. A inserção de uma ideia na mente de uma pessoa, sem ela perceber que a ideia em si não é dela. Esse é o assunto principal abordado em A Origem. Um tema tão complicado e abstrato como a mente humana foi abordado com maestria por Christopher Nolan, diretor e roteirista do filme. Um filme longo, não há como negar, mas que prende a atenção do começo ao fim, com um roteiro de tirar o fôlego. O que parece ser meio confuso e complicado no começo, vai se delineando aos poucos no decorrer da história, e fica aquela dúvida no final. Com certeza um dos maiores favoritos a levar esse Oscar, e na nossa opinião, o possível vencedor. Mas O Discurso do Rei levou a estatueta, com um roteiro bem elaborado e bem escrito. Porém, no quesito originalidade, A Origem ganha disparadamente.

Melhor atriz coadjuvante
Palpite: Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei) / Amy Adams (O Vencedor)
Vencedor: Melissa Leo (O Vencedor)
Opinião: Confesso que me surpreendi nessa categoria. Não que a vitória de Melissa Leo não seja merecida, muito pelo contrário! A atuação dela em O Vencedor foi realmente muito boa, e mereceu o prêmio. Mas pensei que a Academia daria o prêmio para Amy Adams, ou até mesmo para a Helena Bonham Carter. Particularmente, gostei muito da atuação das duas.

Melhor ator coadjuvante
Palpite: Christian Bale (O Vencedor)
Vencedor: Christian Bale (O Vencedor)
Opinião: Precisa de muitas explicações?

Melhor atriz
Palpite: Natalie Portman (Cisne Negro)
Vencedor: Natalie Portman (Cisne Negro)
Opinião: Nicole Kidman? Annette Bening? Michelle Williams? Desculpem, mas esse é o ano da Natalie Portman. Afinal, interpretar uma bailarina que se perde em sua própria mente devido à pressão de ser a Rainha dos Cisnes, não é uma tarefa fácil. Quem não se perturbou junto com a Nina? Quem não conseguir sentir o desespero da personagem? Talvez nem todos gostem do filme, mas creio que ninguém pode negar que a atuação de Natalie foi surpreendente.

Melhor ator
Palpite: Colin Firth (O Discurso do Rei)
Vencedor: Colin Firth (O Discurso do Rei)
Opinião: Mais uma vez, inegável. A atuação de James Franco em 127 Horas foi muito boa, mas a do Colin Firth... Como ser um rei gago que viver em pleno século XIX na Inglaterra? Colin Firth te responde, de uma forma espetacular. 

Melhor diretor
Palpite: Darren Aronofsky (Cisne Negro)
Vencedor: Tom Hooper (O Discurso do Rei)
Opinião: Outra categoria que me surpreendeu. Cisne Negro é realmente um ótimo filme, com uma direção muito boa. Todos os recursos utilizados no filme deram um realismo assombroso para a paranoia de Nina, e em alguns momentos nos perguntávamos: "será que isso é verdade ou está só se passando na cabeça dela?". As cenas de dança, resgatando o belo, mas ao mesmo tempo o desespero, também são épicas. Por mais que Tom Hooper também tenha merecido o prêmio, ainda acho que o Aronofsky deveria ter levado. E ser fã dele não ajuda na imparcialidade, vamos combinar

Melhor filme
Palpite: Cisne Negro
Vencedor: O Discurso do Rei
Opinião: Uma das categorias mais disputadas dessa edição. Era difícil dizer com certeza quem seria o ganhador, já que muitos filmes estavam disputando a estatueta lado a lado. Cisne Negro, A Origem, O Discurso do Rei e A Rede Social como os mais cotados; e devo arriscar a dizer que O Vencedor, 127 Horas e Bravura Indômita estavam correndo por fora. Cada filme tem os seus méritos, mas por que escolhemos Cisne Negro? Por ser um filme perturbador e agonizante. Por sentirmos a agonia e ver a paranoia que domina Nina. Por prender a atenção do começo ao fim. Por ter um ótimo roteiro, uma ótima direção e atuações maravilhosas. Por ser belo, mas por ser sombrio ao mesmo tempo.


Essa pode não ser a sua opinião, portanto, comente discordando ou concordando! Compartilhe a sua opinião conosco!

E assim o Especial Oscar 2010 é encerrado. Obrigado a todos que acompanharam, e ano que vem tem mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger