Lendo agora:

0

38. O Ritual

12 de fevereiro de 2011



Título Original: The Rite
Gênero: Suspense, Terror
Direção: Mikael Håfström
Roteiro: Matt Baglio, Michael Petroni
Produtores: Beau Flynn, Robert Bernacchi, Tripp Vinson
País de Origem: EUA
Estreia: 26 de Janeiro de 2011
Duração: 114 minutos
Com: Anthony Hopkins, Colin O'Donoghue, Alice Braga


Desde já eu digo. Não assisti a "O Exorcista". Como grande fã de cinema que sou, deveria sim ter já visto a esse filme, mas infelizmente são para poucos.

O Ritual segue o mesmo gênero. Para os grandes filmes de possessão demoníaca que temos no Hall da fama de Hollywood, O Ritual entra com peso mostrando o que esse tema é capaz. Segue ate um ramo mais explicativo e humano, afinal todo o filme é baseado em um livro que foi escrito por um jornalista que viveu tudo aquilo, e diz que esse tipo de coisa realmente existe.

Afinal quem é doente mental e quem tem um demônio no corpo é a grande questão do filme. Provação de fé e qual é o ponto de troca entre o não acreditar e o acreditar.

Vemos a vida do infiel e descrente Michael (Colin O'Donoghue) que virou padre por um único motivo: Ou trabalhava na igreja, ou trabalhava no velório. Logo após conseguir seu "diploma" no seminário e virar um real padre, ele descobre que não acredita em Deus, nem no Diabo... Pois nada disso fez parte de sua vida. Virou padre por obrigação, mas 'fé' não se compra no açougue.


Então, o padre superior o manda para o vaticano, para aprender a arte do exorcismo em um curso... que tambem não ajuda em nada. Logo o chefe do curso se ve obrigado a ajudar na fé de Michael de outra forma, colocando a trabalho junto com o único bom padre que trabalha nisso a anos, Padre Lucas (Anthony Hopkins).

O filme embora retrate sobre exorcismos é bem diferente dos ja existentes. Baseado em fatos reais, segura aquela onda de "fumaça preta" perambulando as cidades, muito menos vômitos de ervilha e cabeças girando, como brinca o próprio filme com o exorcista. E isso faz de O Ritual um filme único que trata desse assunto já padrão, e o torna real.

Em seu primeiro filme Colin O'Donoghue faz um ótimo trabalho, ele demonstra que realmente está perdido e confuso, e não sabe o que pensar, se tudo aquilo é de verdade ou não.


E a linda Alice Braga, pra quem pensava que não veria ela em momento nenhum no filme, na verdade ela representa o próprio autor do livro, o jornalista que corre atrás com os exorcistas, deixando o filme mais leve e lindo ao mesmo tempo.

Tambem temos o grande Anthony Hopkins, que até em seu pior filme, transformou aquilo em alguma coisa épica que vamos nos lembrar para sempre. Hopkins demonstra sabedoria em tudo que fala no filme, que só faz aumentar a tensão que tem em todo o filme misturando comédia com terror surtando quem vê. A muito tempo não o vemos gostar tanto de fazer um trabalho quanto a esse novo filme.


No final padres são apenas humanos que sempre duvidam de suas escolhas. Afinal será que tudo no que eles acreditam é realmente real? Então vem uma grande resposta de lucas para Michael que é: "DEPOIS DE ACHAR A VERDADE O QUE SERÁ FEITA COM ELA?"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger