Lendo agora:

1

A Sutileza de Sofia Coppola

11 de março de 2011

Quando se ouve falar no sobrenome Coppola, a primeira coisa que vem em mente é a trilogia do poderoso chefão, claro. Mas o épico diretor Francis Ford Coppola deu ao mundo muito mais do que a maior franquia da historia do cinema. No dia 14 de maio de 1971 nascia Sofia, a doce e delicada Sofia Coppola.


Não quero entrar no (não)-mérito dos trabalhos de atuações que teve como no terceiro capitulo de Poderoso Chefão ou no primeiro filme de Star Wars, até porque tira o brilho que ela teve como roterista e diretora, porque ser considera a pior atriz da década e a pior revelação do século é uma coisa que todo mundo gostaria de esquecer. Mais o que torna Sofia especial vai muito além do péssimo jeito de atuar e de ter o pesado sobrenome, sofia sabe emocionar o mundo de uma forma simplista e sutil que nenhum outro diretor consegue fazer.

Iniciou sua carreira em 1999 com Virgens Suicidas que conseguiu transformar o livro um tanto quanto comico em uma história pesada mais ao mesmo tempo limpa, e como disse antes trabalhou muito bem nas sutilezas que um filme com um tema tão pesado pode proporcionar. Mais o seu sucesso veio mesmo em 2003 com o filme Encontros e Desencontros ganhador de dezenas de premios como o Oscar, Bafta e em Veneza. Mas em 2006 a critica castigou muito Sofia pelo Maria Antonieta, filme de histórico e de época bonito visualmente mais sua essência não era tão boa quanto Encontros e Desencontros. Sim foi um choque para o mundo essa decadência  mas ano passado ela lançou Um Lugar Qualquer que volta aos moldes originais de Encontros e Desencontros e foi muito bem recebido pelo mundo.

Sofia Coppola sabe muito bem trabalhar com personagens que estão envoltos de uma cúpula de privilégios, mas que sentem em si mesmo um grande vazio, fora de lugar e inadequado, e essa busca pelo "o que me faz feliz" é mostrado de uma forma simples e sutil e podemos ver isso em todos os filmes dela, a representação daqueles que tem tudo, mais não tem nada. Da adolescente que se sente sufocada pelos pais, á atores perdidos no mundo da fama e do poder, até para rainhas mal compreendidas.

Claro que ela foi muito favorecida pelo pai e toda a historia e moral que ele tem, até porque todos seus são completamente autorais e ela não precisou batalhar tão arduamente para chegar onde está, o que talvez reflita esse existencialismo visto em seus filmes, mais Sofia Coppola ganha pontos por fazer filmes tão calmamente e nos dar filmes tão belos como este.

[critica] As Virgens Suicidas (1999)

Cinco irmãs que teoricamente tem tudo, vivem infelizes e isoladas em seus próprios mundos.
[critica] Encontros e Desencontros (2003)

Ator em decadência vai até o japão para uma campanha publicitária, e mesmo tendo tudo que alguém pode ter vive infeliz, triste e sozinho, até conhecer uma garota.


[critica] Maria Antonieta (2006)

Garota que mais tarde virou rainha da França é apenas uma jovem que quer se divertir.


[critica] Um Lugar Qualquer (2010)

Ator que está no auge da carreia tem tudo o que quer em sua mão facil e  asessores fazem tudo para ele, e mesmo assim sente um grande vazio que somente sua filha consegue preencher.



Veja mais de Sofia Coppola clicando aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comentários:

Anônimo disse...

I do not even know how I ended up here, but I thought
this post was great. I do not know who you are but definitely you're going to a famous blogger if you aren't already ;) Cheers!



Visit my web site - todoorhanpamuk

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger