Lendo agora:

0

110. Um Lugar Qualquer

10 de agosto de 2011


Título Original: Somewhere
Gênero: Comédia, Drama
Direção: Sofia Coppola
Roteiro: Sofia Coppola
Produtores: G. Mac Brown, Roman Coppola, Sofia Coppola
País de Origem: EUA
Estreia: 03 de Setembro de 2010
Duração: 97 minutos
Com: Stephen Dorff, Elle Fanning

E mais uma vez Sofia Copolla coloca a prova o vazio interior que aqueles que dizemos que tem tudo sentem. Sim, Sofia volta a formula original de Encontros e Desencontros para retratar um ator no auge de sua fama, mas que sente que está faltando algo.

Vemos Jonny Marco (Stephen Dorff) que no meio de toda beleza do mundo da fama, ele vive em um lugar feio sozinho e sem ninguém. O dinheiro e a fama fazem isso com as pessoas, afastam elas das coisas que realmente importam, e com isso, Jonny tenta preencher seus dias com algo que lhe fará bem, mais bem ele sabe que está cansado de tudo isso.

Esse mundo ilusório que Sofia criou é perfeito. Jonny mora em um dos melhores hoteis de Hollywood onde é frequentado por muitos famosos e muitas pessoas bonitas e da high-sociaty, e Jonny se sente inadequado esse mundo, como se fosse uma peça fora do lugar.

"Afinal quem é Jonny Marco" pergunta um jonalista em uma coletiva de imprensa, e Jonny simplesmente não soube responder, porque ele realmente não sabe a resposta dessa pergunta. Assim como uma peça fora do lugar, ele precisa de outras para se completar, então do que é preciso para alguém que tem tudo ser feliz?

Essa pergunta é respondida ao mesmo tempo que parece que não é. Jonny precisa então cuidar de sua filha  por alguns dias até sua mãe voltar, Cleo (Elle Fanning) uma garota simpática de apenas 11 anos, que mudou os dias do pai. Aquele cotidiano chato e vazio que Jonny tinha foi abandonado por uma relação de pai e filha muito forte.

Sofia usa de sua maior arma para mostrar isso de uma forma quase banal, como se não estivesse acntecendo nada, a sutileza. Vemos apenas pai e filha se divertindo vivendo juntos, então Jonny acorda desse sonho que  teve durante muito tempo. Jonny não acorda do nada em uma noite e percebe que sua vida foi até então um grande desperdício, mas ele vai se conectando pouco a poco com ele mesmo, e consegue responder a pergunta que ele tanto temia " quem é Jonny Marco?"

E esse despertar vem exatamente pelo fato de Cleo ser uma menina fofa que gosta de brincar, de patinar, de cozinhar e pelo simples fato que Jonny não sentia a muito tempo, o importar. Durante muito tempo Jonny tinha uma vida de grandes exageros, mais o que ele mais sentia falta era aquela coisa privada com alguem que realmente gostasse dele e que se importasse com ele.

O filme todo é bem sutil com tudo, as atuações impecáveis, a trilha sonora quase muda que representa muito bem esse deixar rolar das coisas que Jonny fez durante toda sua vida. O nome do filme tambem é um estudo feito a parte, pois retrata exatamente a vida do ator que não tem controle nenhum sobre a vida, e qualquer lugar para ele é um lugar qualquer.


Assim no final deste aprendizado, Jonny sorri.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger