Lendo agora:

0

106. Os Coletores

8 de agosto de 2011



Título Original: Repo Men
Gênero: Ação, Drama, Policial
Direção: Miguel Sapochnik
Roteiro: Eric Garcia, Garrett Lerner
Produtores: Mary Parent, Scott Stuber
País de Origem: EUA & Canada
Estreia: 19 de Março de 2010
Duração: 111 minutos
Com: Jude Law, Forest Whitaker, Alice Braga

Teoricamente, se você compra um produto e não paga, a empresa que lhe vendeu o produto tem o direito de recuperar o produto com apoio das leis. Tratando de um carro ou de um casa tudo bem, mais e quando você não paga pelo seu coração?

Estamos em um futuro próximo, em que se pode trocar um órgão que não esteja funcionando bem por um órgão artificial que trabalha melhor e te deixará vivo por mais tempo... Mas tudo isso é muito caro, e com isso divide as pessoas que precisam de órgãos novos em três grupos:

  • Os que podem comprar e vivem.
  • Os que não podem comprar, e morrem.
  • E os que não podem comprar porque não tem o dinheiro suficiente, e vivem por algum tempo...

Até um coletor chegar em sua casa e pegar esse órgão... Remy (Jude Law) e Jake (Forest Whitaker) são coletores e já mataram mais pessoas do que se possam contar, mas como os próprios diz em, um "trabalho é um trabalho", uma frase que faz apagar o sentimento de culpa por matar uma pessoa desesperada para viver e que infelizmente não tem dinheiro para  terminar de pagar o órgão artificial.

Mas essa frieza toda que Remy sente acaba com um acidente, o que lhe é obrigado a fazer um transplante de coração... Mas Remy não tem esse dinheiro, causando apenas uma opção para sobreviver, fugir, mas como ele bem sabe, nunca ninguém escapa de um coletor.

O filme é uma boa visão de nosso mundo daqui a pouco tempo, afinal é isso que o capitalismo faz, não se importa com as pessoas e pensam apenas nos números que são atualizados todos os dias.

O filme é dirigido pelo iniciante Miguel Sapochnik que conseguiu fazer um trabalho sensacional. No melhor estilo CyberPunk, os coletores é um ótimo filme tanto nas atuações, em que vemos Alice Braga espetacular junto com o também ótimo ator Jude Law, e tambem a ambientação no geral que parece que musica e cenários andam juntos.

O roteiro sofre com a pretensão de todo filme nos últimos tempos, ao tentar sair como um filme esperto e inteligente. Embora isso tenha dado um final surpreendente, que se casa completamente com a ideia original e dos males do capitalismo, creio que algo mais simples teria encaixado melhor nesse filme que depende muito mais da ação do que do roteiro para ser considerado bom.


No final o capitalismo vai destruir tudo o que somos, deixando apenas uma ilusão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger