Lendo agora:

1

123. Um Estranho no Ninho

25 de agosto de 2011


Título Original: One Flew Over the Cuckoo's Nest
Gênero: Drama
Direção: Milos Forman
Roteiro: Bill Butler, Bo Goldman, Dale Wasserman, Haskell Wexler, Ken Kesey, Lawrence Hauben
Produtores: Michael Douglas, Saul Zaentz
País de Origem: EUA
Estreia: 19 de Novembro de 1975
Duração: 133 minutos
Com: Jack Nicholson

Em uma época em que os mentalmente insanos não eram nada de mais do que seres que não mereciam o minimo de respeito, para alguns poucos surge a melhor terapia que existe... Uma amizade.

Aqui vemos Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson) que já foi preso inúmeras vezes por violência por ser uma pessoa muito instável e violento, além de ser muito preguiçoso. É o tipo de cara que deixa as coisas acontecerem, o tipico autodestrutivo. Na ultima vez que foi preso, para não precisar trabalhar na penitenciaria se fez de louco, e acabou sendo mandado para uma instituição para doentes mentais.

McMurphy sabe que não tem problema nenhum e os médicos e funcionários também sabem que ele não tem problema mental algum, mas sabem que ele é perigoso por ser um homem muito violento. Ao chegar na enfermaria ele acha que teria uma vida boa, e sem regras que ele ele tanto sonhava... Mas ele se enganou.

Seu principal inimigo foi a enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), pois seu dever era manter a ordem no lugar como seguir os horários, dar os remédios e assim por diante. Então temos alguém que tenta a qualquer custo ter uma vida melhor, mas para isso ele precisa quebrar algumas regras, só que não vai ser tão fácil fazer isso. Assim McMurphy estimula os internos a brincarem com as regras e a se rebelar contra o sistema rígido que viviam, só que ele não faz ideia de como vai pagar por isso.


McMurphy virá quase imediatamente um líder, e assim um pai para todos os internos, que além de terem sérios problemas mentais, sofrem com o sistema pesado que existiam antigamente para se "tratar" de deficientes mentais, como o eletro-choque para castigar quem era mal-criado e serviam como exemplo para que os outros não fizessem o mesmo. McMurphy sabe que tem muita coisa errada principalmente pór ser tratado como um deficiente também, e por isso ele pega o cargo de porta-voz de todos que estão ali.

Com isso o filme trabalha muito com o conceito de amizade, não importa muito o estado mental, social ou até mesmo cultural, McMurphy trata esses pacientes ao escutar e a conversar com eles, e pouco a pouco ganhando a confiança de todos.

Jack Nicholson sem duvida é a grande estrela do filme, mais não podemos esquecer outros atores que fizeram desse filme mais especial do que ele já é. A primeira aparição de Christopher Lloyd no cinema e também a incrível atuação de Danny DeVitto. Mais tambem não podemos esquecer do Chefe apache Will Sampson.

Esse é um tipico filme que as atuações são seu grande ponto positivo, um  filme que faz chorar e também rir, e essa junção faz desse filme cada dia ser mais épico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Um marco de atuação e direção! clássico, muito bom! seu texto percorre bem o senso do filme, abraço!

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger