Lendo agora:

0

119. De Olhos Bem Fechados

22 de agosto de 2011


Título Original: Eyes Wide Shut
Gênero: Drama, Mistério, Suspense
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Arthur Schnitzler, Frederic Raphael, Stanley Kubrick
Produtores: Brian W. Cook, Jan Harlan, Stanley Kubrick
País de Origem: Reino Unido
Estreia: 13 de Julho de 1999
Duração: 159 minutos
Com: Tom Cruise, Nicole Kidman

Como você se sentiria se você fosse casado com uma linda mulher que ama, e tem certeza que ela também te ama pois tem total confiança nela, e  então ela resolve te dizer que largaria tudo que tem, o marido, a filha, os parentes, o dinheiro... para transar com um desconhecido?

É exatamente isso que Alice (Nicole Kidman) fala para seu marido, Bill (tom Cruise). e onde começam os problemas também. O filme se passa em uma unica noite, e mostra um Bill totalmente abalado psicologicamente com a ideia de perder sua esposa para um estranho, e com isso e tenta procurar soluções para esse problema, só que ele acaba se afundando mais.

Estamos falando de um homem correto que usa como armadura sua figura de "homem do ano", imaturo emocionalmente, o famoso crianção. Só que aqui essa criança tem os poderes de um adulto como o dinheiro e as carteiradas que sai dando pela cidade. Enquanto isso temos sua esposa que funciona como um vulcão ativo que pode explodir a qualquer momento, basta uma pedrinha e pronto, e foi isso que aconteceu. E quando Alice explode de emoções, Bill se desestabiliza e fica atordoado com o impacto.

Bill após escutar tudo isso sai a procura de sexo, apenas sexo, e não o amor que ele fazia com sua mulher, o que lhe passa ainda mais essa cateterística de inexperiência principalmente quando se fala de relacionamentos. Bill a todo momento se diz uma pessoa certa e correta (que realmente é mais não porque ele quer, e sim pela inexperiência da vida), e por isso ele sabe que o que ele está buscando é errado, mais ele continua sua busca para se auto conhecer acima de tudo.


E nessa busca que tanto procura, Bill acaba se envolvendo em uma festa totalmente privada e fechada que apenas uns poucos conhecem, uma Masked Ball exclusiva que cultua o sexo acima de tudo. Então nosso protagonista fica encantado e ao mesmo tempo assustado com tudo aquilo, pois ele vê pessoas fazendo sexo em com outras pessoas vendo e praticando também. A cabeça ainda não evoluída de Bill explode de pensamentos, e só faz pensar ainda mais em sua mulher nas mãos de outros.

E como uma criança que não aguenta a pressão da mentira, cai aos prantos, chorando loucamente como um bebezão que não entende a intensidade e grandiosidade das coisas que acontecem ao seu redor.

No seu ultimo filme Kubrick fez um trabalho beirando a perfeição, pena que morreu pouco depois da edição final e não viu a repercussão que o filme gerou na época, mas ele é o tipo de diretor que sabe exatamente o que d eve ser feito, tanto que temos Tom Cruise e Nicole Kidman nesses papeis que se encaixou como uma luva para o filme. Na época os atores eram casados e sofriam uma espece de Bullying pelo fato de Kidman ser uma mulher indomável e estar casada com um zé mané como o Tom Cruise. Se o diretor brincou com isso em seu filme não se pode ter certeza nunca, mais o resultado final ficou muito bom.
A adaptação da obra do médico europeu Arthur Schnitzler foi muito bem  feita acentuou muito mais com a trilha sonora que só faz aprofundar mais na cabeça de Bill, deixando o clima muito tenso, porque você não sabe o que vem a seguir.

Mais ao contario do que muitos pensam, o filme não é sobre sexo, e sim sobre essa loucura e obsessão de conhecer melhor você e sua esposa. Sim o que Alice falou é muito tenso e muito pesado que deixaria qualquer um insano e provavelmente iria fazer a mesma coisa que Bill fez, mas antes disso, senta e conversa.



The password is fidelio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários:

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger