Lendo agora:

1

103. Avatar

4 de agosto de 2011


Título Original: Avatar
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Produtores: Brooke Breton, Colin Wilson, James Cameron, Janace Tashjian, Jon Landau, Josh McLaglen, Laeta Kalogridis, Peter M. Tobyansen
País de Origem: EUA
Estreia: 10 de Dezembro de 2009
Duração: 162 minutos
Com: Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang

Não podemos julgar o visual que James Cameron criou, que foi muito além de qualquer coisa que já vimos... Mas não é dificil adivinhar o porque ele não ganhou o Oscar como melhor filme de 2009 né?

Avatar assume o papel de "Filme base" para a historia do cinema mundial. Provavelmente daqui 20 ou 30 anos, algumas profissionais em cinema falarão: "se não fosse avatar, não teríamos o que temos hoje!", sim. James Cameron estudou e criou a realidade que queria depois de 10 anos de produção, e ele tem o mérito de dizer que vão lembrar de seu nome.

10 anos é muito tempo, o minimo que esperamos é algo revolucionário. Tivemos... ou seria "tivemos?!"
Com um roteiro simples e com um dos mais antigos clichês do cinema, Cameron juntou a grande tecnologia que criou com aquela animação da disney de uma indiazinha chamada Pocahontas.

A historia se passa em 2154 e é baseado em um conflito em Pandora, uma das luas de Polifemo, entre os humanos, que chegaram para minerar unobtainium (um mineral raríssimo e que  grandes corporações terrestres pagam milhões de dolares por alguns quilos desse material), e os nativos de Pandora que são os Na'Vi, que são grandes adoradores da natureza.
No conflito entre os humanos que querem destruir e os Na'Vi que adoram a natureza de Pandora como uma divindade, surge os avatares, seres criados em laboratórios com mistura de DNA humano e Na'Vi, como uma tentativa de solução diplomática entre os povos. E é ai que surge Jake Sully (Sam Worthington).

Com 10 anos de preparação, um roteiro melhor elaborado e estudado seria muito bom. Mais o maior ponto fraco do filme só eleva mais o ponto forte dele, que é o visual, em que você acaba se apaixonando até pela mosca que invade sua sala. A arte é tão perfeita que durante muitos takes fica realmente difícil definir o que é verdadeiro e o que é falso, afinal podemos ver os poros dos nativos.


Deste o começo do longa somos expostos a uma metáfora ao nosso mundo (alias Pandora é parecidíssimo com a Terra), e talvez por isso que deste o começo estamos sempre ao lado dos nativos desse novo planeta... Os julgamentos da natureza que estamos sentindo agora, e olhando para o passado vemos Pandora, sendo destruida por grandes corporações que só pensam em dinheiro.
Isso é tão forte que todos nós sentimos quando algum animal da floresta é morto, ou quando vemos uma nave "do povo do céu" explodir e cair nas arvores nos perguntamos, "quem vai cuidar dessas plantas feridas?"

James Cameron chegou ao nível de deus de um mundo inteiro, que não só criou um mundo inteiro como também deu vida a tudo que nele existe deste Na'Vi até Tapirus...

(só o trailer é de arrepiar)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comentários:

Luan disse...

Bruno muito boa a sua resenha, mas ouso dizer que a realidade exposta em Avatar extrapola o nível de Pocahontas.
O assunto abordado no filme remonta um clássico de nossa literatura; sobre uma indiazinha, que se apaixona pelo forasteiro - que vem de um outro continente, que o choque de civilizações chega a dar a impressão de ser outro mundo - ele também se apaixona por ela e se mistura a sua gente, como se tivesse nascido ali, com todos aqueles costumes alheios; bem quem chutou "Iracema" do magistral J. de Alencar ganaha um doce.
Porque eu não consigo mais desassociar essas duas obras separadas por séculos e mídias diferentes.

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger