Lendo agora:

1

Guerra à Pandora

8 de agosto de 2011

OU PORQUE AVATAR NÃO FOI O MELHOR FILME DE 2009 SEGUNDO O OSCAR






Na época do Oscar que ia premiar os melhores filmes de 2009, os nomes que mais víamos era Avatar e Guerra ao Terror... Por uma grande coincidência ou não era uma disputa também entre ex-marido com ex-mulher. Mas essa disputa entre dois filmes para ver quem pegava a estatueta de melhor filme de 2009 é muito maior do que briga de marido e mulher, ou briga de egos e até mesmo a questão de qual é o melhor filme, essa disputa era quase uma disputa politica para orgulho nacional... Afinal estamos ainda falando dos Estados Unidos não é mesmo?


James Cameron um diretor renomado, o mesmo que trouxe ao mundo a franquia Exterminador do Futuro dirigindo o primeiro e o (memorável) segundo filme da série, e trabalhando no roteiro em todos até agora. Dirigiu Alien, O resgate que até hoje é considerado ícone no cinema mundial. Primeiro diretor a usar orçamento de 100 milhões de dolares com o bem feito True Lies. E é o diretor, roteirista e produtor do irretocável Titanic.

Já não podemos dizer o mesmo de Kathryn Bigelow, a quase sessentona, que antes de Guerra ao Terror fez alguns filmes que até ela não se lembra direito... Ou você conhece o "famoso" Quando Chega A Escuridão de 1987?

Os dois foram casados por 3 anos, e depois disso era virarão apenas amigos.


Uma leve comparação entre os dois filme, temos uma grande diferença, dois filmes completamente diferentes. Embora Avatar não tenha um roteiro inovador, eles explode em cores sua arte e estudos, além de ser um filme que remodelou as estruturas da animação em Hollywood,ou seja, o pioneiro em ter em ter uma arte perfeita.

Guerra ao Terror entretanto se constitui como um bom filme completo. Não temos os efeitos coloridos e perfeitos até porque estamos em outra realidade, a realidade de uma guerra em ação, além de um roteiro simples mais inovador. O telespectador sabe o que está por vim, mais não quer aceitar que aquela seja a verdade, o que nos deixa feliz pelo personagem.

Avatar não teve os prêmios em festivais que Guerra ao Terror teve, e Guerra ao Terror não teve a arrecadação que avatar teve. Sim, são dois filmes para dois públicos diferentes, Avatar um filme de massa e Guerra ao Terror um filme para críticos chatos e entendedores de cinema, embora aquele chato do festival tenha adorado Avatar, sua vizinha não deve ter gostado de Guerra ao Terror... Pode perguntar

Mas foi isso que afastou o preferido do prêmio?
Vamos lembrar que o Oscar, embora seja a maior premiação do cinema, é uma premiação americana (que é grande por que o mercado é grande).


Avatar fala exatamente sobre a maior preocupação do mundo, que é a sustentabilidade. Como as empresas vão trabalhar e conseguir o que querem sem devastar a natureza, ao contrario, cuidar dela. Muito embora algumas empresas não gostam de falar sobre isso ainda, e são essas empresas que é o principal inimigo do filme.

Também lembra muito a época dos povos pré-colombianos sendo aniquilados por um grupo de estranhos e chegou e se sentiu dono do lugar... Embora digam que essas nações estão perdoadas, é uma ficha suja pro resto da vida.


Enquanto Guerra ao Terror mostra o glamour e a beleza de guerra, mais ou menos a mesma propaganda que o EUA fazia na época da segunda guerra mundial, e tambem temos um inimigo um pouco mais palpável e odiado por todos, o terrorismo.

Vemos que se você é um bom soldado e trabalha com amor a sua pátria, você pode ser um herói.

Nos dois filmes vemos o exercito de guerra em dois lado. O lado da destruição, aquele que mata sem piedade e que segue a vida seguindo ordens e ganhando dinheiro a custa do sofrimento dos outros, enquanto temos o lado de vitorias e da felicidade de ser um soldado a serviço do governo. De certa forma é a mesma coisa, mas do outro lado são coisas completamente diferentes.

De um lado a América perde a guerra envergonhada, do outro ela sai vitoriosa e orgulhosa... Qual final é melhor?

Resumindo, a academia premia o filme não só pelo visual bonito mas realmente o melhor filme...

Leia mais sobre AVATAR
Leia mais sobre GUERRA AO TERROR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comentários:

Anônimo disse...

muito bom!

Postar um comentário

Poltrona Numerada disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos post postados por aqui.

Partilhe seus conhecimentos de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar nossas normas.

Todos os comentários serão lidos e respondidos o mais breve possível.

 
Copyright Poltrona Numerada 2010-2011
Revive Red 'Blogger template' by Introblogger